6 de ago. de 2008

O tempo não pára nem para os personagens infantis

Turma da Mônica vira teen em nova HQ

A imagem que os leitores têm da Turma da Mônica é de quatro crianças, bem amigas, que surgiram nas histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa e depois viraram filmes, desenhos e brinquedos.

Entretanto, algo aconteceu: em "Turma da Mônica Jovem", revista mensal a ser lançada na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, entre 14 e 24 deste mês, o quarteto aparece adolescente e desenhado em um estilo que lembra bastante o mangá (as HQs japonesas).

Trata-se de uma nova linha de histórias, com os mesmos personagens, mas vivendo outras situações. "Nunca pensei em substituição. A "Turma Jovem" será outro núcleo, com outras revistas", diz Mauricio de Sousa à Folha.

"Era uma velha curiosidade minha e dos leitores", disse o quadrinista sobre as motivações da transformação. "Como seriam os personagens depois que crescessem? O que se modificaria? O que se firmaria na personalidade de cada um?"

Muitas coisas mudaram e já puderam ser percebidas no número zero de "Turma da Mônica Jovem", que foi distribuído em julho e serviu como "aperitivo" do que virá nas novas revistas. Além da diferença de idade --eles estão oito anos mais velhos--, cada personagem passou por transformações individuais.

Mônica não é mais baixinha ou gorducha; Magali preocupa-se com a qualidade da sua alimentação; Cascão toma banho "de vez em quando"; e Cebolinha, após fazer um tratamento com uma fonoaudióloga, não troca mais as letras --e prefere ser chamado de Cebola.

"Cada um manteve sua característica, só que menos evidente. Na adolescência as preocupações vão além de suas próprias características", afirma Mauricio. "Está havendo uma curiosidade pelos personagens crescidos justamente por essa possibilidade de novos temas."



Cebola dando uma carcada na Mônica
(depois ele vai levar um couro - Certeza!)

Minha versão:

Mônica virou lésbica e trabalha como mêcanica de caminhão ou estivadora em Santos. Ela mora com a Rosinha que deixou o Chico Bento que era muito lerdo (e ruim de cama).

Cebolinha
além de continuar com a lingua presa, estudou Administração e só se ferrou. Casou com a primeira namorada e trabalha num banco. Odeia a esposa e os dois filhos. "Dloga de banco, melda de emplego que eu pleciso pala mantê esta cambada de inúteis".

A Magali tem disturbios alimentares. Alterna períodos de bulimia com as idas a spa. Virou modelo e faz bastante sucesso no Japão.

O Cascão já toma banho. Mas só para pegar mulher. Virou punk mas deixou esta vida após brigar com o Dado Dolabella e ser acusado de "traidor do movimento". Pensa em se mudar para a França onde acha que será menos discriminado por seus peculiares hábitos de higiene.

O Franjinha cortou a franja. Se formou em Engenharia e montou uma pizzaria. Depois de se separar da terceira esposa - uma adolescente de 16 anos que ele abandonou grávida após ser obrigado a se casar - montou uma banda de rock emo para tiozões. Voltou a usar franja. E tênis All Star...

Um comentário:

.:Cláudio Fazio:. disse...

HAHAHAHAHA
Mto bom!