15 de jun. de 2008

A culpa sempre é do estagiário

Seja o estagiário da sua empresa, no Ego, até na Aeronáutica a culpa de tudo sempre cai no colo do pobre estagiário.

Documentos apontam que falta de segurança no setor aéreo continua

Folha teve acesso a 60 documentos e relatórios confidenciais feitos a partir do segundo semestre de 2007, que mostram graves falhas no sistema aéreo brasileiro. A informação é do repórter Alan Gripp, em matéria publicada na edição deste domingo.

Os casos incluem registros de quase-colisões, vários feitos em 2008. Em um deles, ocorrido em 25 de janeiro deste ano, um Boeing da Gol e um Airbus da TAM entraram em rota de colisão ao iniciarem procedimento de descida em São Paulo. As aeronaves só não colidiram porque o sistema anticolisão de ambas disparou. No registro do incidente descobre-se que o controlador tinha como assistente um estagiário, que, por sua vez, afirmou em seu relatório não ter acompanhado as instruções do companheiro.

Há ainda registro feito pelos controladores de zonas cegas, nas quais não é possível fazer monitoramento por radar nem contato via rádio, além de defeitos em equipamentos vitais, como TFs (redes telefônicas para coordenação do controle aéreo) e do ILS (Instrument Landing System), sistema para orientação precisa do pouso.



PQP! Vamos morrer sem ver tudo. Talvez até voando. Depois acontece outra tragédia e ninguém tem culpa. Cada um tem o governo que merece. Este caos todo e o presidente com níveis recordes de aprovação do povo. Sem falar nas negociatas da Varig.

No passado Roberto Campos declarou "O Brasil tem duas saídas: Galeão e Cumbica". Hoje com este caos aéreo nem isso sobrou. Só nos resta emigrar de navio. PQP, de novo.

Li na Folha.

Nenhum comentário: